Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

  Lavagem a Seco  

O que é isso?

Se convencionou chamar de lavagem a seco ou limpeza a seco, o processo de limpeza de roupas que não utiliza água. No entanto, a roupa á colocada em uma máquina , e totalmente imersa em líquido chamado -solvente-. Quimicamente, esse solvente, desenvolvido para o fim específico de limpeza de roupas, age sobre o tecido de forma superficial, sem -encharcar- as fibras, evitando assim o encolhimento, que algumas vezes ocorre na lavagem a água.

A lavagem a seco é mais eficaz na remoção de sujidades oleosas e gordurosas. Essas sujidades estão presentes na poluição do ar, nas gorduras animais e humanas, nas graxas e óleos minerais e em alimentos gordurosos. São normalmente essas manchas que incidem sobre as roupas de vestuário.

Outro benefício da limpeza a seco estão na durabilidade e conservação das cores dos tecidos. O processo a seco, diferente da água, não provoca o desgaste da peça, aumentando assim sua vida útil e mantém a originalidade das cores, o que, a não ser em casos de falha de tingimento, o processo não provoca o desbotamento.

No Brasil utiliza-se, com raríssimas excessões, apenas 2 tipos de solventes: o percloroetileno ou percloro e o hidrocarboneto ou hidrocarbono.


Algumas informações sobre o percloro:

O percloro é um solvente sintético, composto de 99,9% de tetracloroetileno, portanto á base de cloro. Tem um teor de solvencia elevado com 96 KB( Kauri Butanol) e pode provocar danos em tecidos delicados e acessórios plásticos, inclusive botões.

Em outros países, o percloro vem sofrendo enormes restrições de uso, tendo as lavanderias que o utilizam que adotar diversas medidas de segurança. E considerado tóxico e agressivo ao meio ambiente. De acordo com o Standard OSHA ( Ocupational Safety and Health Administration dos Estados Unidos) este produto está classificado como um cancerígeno potencial pelo IARC ( International Agency for Research on Cancer) e pelo NTP ( National Toxicology Program).

Recentemente o Estado da Califórnia nos Estados Unidos baixou uma lei, para proteção do meio ambiente, obrigando a diminuição do consumo de percloro, proibindo a instalação de novas máquinas e impondo um programa de substituição desse solvente, de forma total, até o ano de 2.013.

No Brasil, o produto ainda é utilizado sem nenhuma restrição. Pelo seu baixo custo, principalmente pelo processo utilizado, o percloro é usado por todas as franquias estrangeiras aqui instaladas.

Em 23 de junho de 2.003, a Agencia Nacional de Vigiláncia Sanitaria A ANVISA, órgão do Ministério da Saúde, publicou Consulta Pública n.54 que preve a retirada do solvente Percloroetileno do mercado por considerá-lo cancerígeno. Pela proposta dessa Consulta Pública,a partir de dezembro de 2.007, ficará proibida a instalação de máquinas de percloroetileno no Brasil. Essa proibição acabou não acontecendo e recentemente foram criadas algumas regras e exigencias para o uso de percloro.


Algumas informações sobre o hidrocarbono:

O hidrocarbono é um solvente á base de isoparafinas, totalmente ecológico, sem nenhuma restrição de uso em nenhum país do mundo. é inodoro e não oferece nenhum malefécio ao meio ambiente, nem ao funcionário que o manipula. Não é agressivo as roupas, cumprindo seu papel de limpeza sem danificar as fibras e principalmente mantendo as cores dos tingimentos aplicados as peças.

é utilizado para roupas mais delicadas, pelo seu poder de limpeza, embora eficiente, não agride as cores. Pode inclusive ser utilizado na temperatura ambiente que mantém sua capacidade de remoção de manchas.

Por essas razões é o solvente mais indicado para roupas finas.

Na Lavanderia Maia a limpeza a seco á sempre feita com hidrocarbono e sempre na temperatura ambiente. Utilizamos o produto fornecido pelo HOUGHTON DO BRASIL LTDA de nome comercial DRYPAR PLUS, autorizado pela Anvisa e Ministério da Saúde, conforme Registro nº 25351.206289/2002-90.